O rio Itapecerica de Divinópolis requer maior atenção


Chegou a hora de fazer as contas e ver o que vai sobrar do rio Itapecerica e dos mananciais que o alimentam. Politicagem de lado, mangas arregaçadas, espírito de cooperação e mutirão (como estimulava o saudoso Simão Salomé de Oliveira), são as melhores atitudes.
Memórias de uma época - VI

20070625

O Sol e o aquecimento global

O maior desafio da humanidade, não é o aquecimento global. É o desafio de distinguir a realidade da fantasia, a verdade da propaganda.

Não é de hoje que o aquecimento global é tema de estudos científicos e místicos, mas foi depois do sombrio documentário do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, "Uma Verdade Inconveniente", ganhador de dois Oscar este ano, que muitas pessoas passaram a admitir os problemas do efeito estufa e das mudanças climática e a se preocupar.

No entanto, segundo o pesquisador Bjarne Andresen – do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhague – "todo o debate sobre o aquecimento global é uma fantasia". Segundo ele, o método utilizado para determinar o aquecimento global e suas conseqüências "é mais político do que científico". Em artigo publicado na revista "Journal of Non-Equilibrium Thermodynamics", este afirma que o conceito de "temperatura global" é uma impossibilidade termodinâmica e matemática:
"Não faz nenhum sentido falar em uma temperatura global para a Terra", porque existem elementos em todo o planeta que não podem simplesmente ser somados e divididos. (Estadão, 27/03/07)

COMO FAREMOS COM O SOL?

~! [+] !~

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO