O rio Itapecerica de Divinópolis requer maior atenção


Chegou a hora de fazer as contas e ver o que vai sobrar do rio Itapecerica e dos mananciais que o alimentam. Politicagem de lado, mangas arregaçadas, espírito de cooperação e mutirão (como estimulava o saudoso Simão Salomé de Oliveira), são as melhores atitudes.
Memórias de uma época - VI

20070625

O Sol e o aquecimento global

O maior desafio da humanidade, não é o aquecimento global. É o desafio de distinguir a realidade da fantasia, a verdade da propaganda.

Não é de hoje que o aquecimento global é tema de estudos científicos e místicos, mas foi depois do sombrio documentário do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, "Uma Verdade Inconveniente", ganhador de dois Oscar este ano, que muitas pessoas passaram a admitir os problemas do efeito estufa e das mudanças climática e a se preocupar.

No entanto, segundo o pesquisador Bjarne Andresen – do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhague – "todo o debate sobre o aquecimento global é uma fantasia". Segundo ele, o método utilizado para determinar o aquecimento global e suas conseqüências "é mais político do que científico". Em artigo publicado na revista "Journal of Non-Equilibrium Thermodynamics", este afirma que o conceito de "temperatura global" é uma impossibilidade termodinâmica e matemática:
"Não faz nenhum sentido falar em uma temperatura global para a Terra", porque existem elementos em todo o planeta que não podem simplesmente ser somados e divididos. (Estadão, 27/03/07)

COMO FAREMOS COM O SOL?

~! [+] !~

20070116

Jornalismo precisa de regulamentação

Para a profissão de jornalista simplesmente não existe lei reguladora. Tudo é precário ou provisório, com ou sem diploma!


Tenho visto, lido e refletido sobre esse emocionante episódio do jornalismo brasileiro, experiência singular no mundo - pois desconheço outro país livre que tenha reserva de mercado nesse setor - e todos têm razões para justificar ou não a adoção do diploma como pressuposto da capacidade profissional. Investigando os comentários das últimas seis matérias do portal “Comunique-se” (seção Jornal da Imprensa), onde o assunto está sendo bem discutido, encontramos um empate entre as posições contrárias e favoráveis à exigência do diploma, que é do mérito da proposta sindical. Sindical, não de todos os profissionais.

O que a grande maioria aponta como essencial, entretanto, é a necessidade da regulamentação da profissão, muito mais no sentido da defesa dos direitos profissionais, garantias fundamentais de liberdade, direitos trabalhistas etc., do que requisitos de capacitação acadêmica. Não existe lei regulamentando a profissão.

~! [+] !~

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO